Decidi escrever este post, devido a um outra discussão que iniciei no fórum e que acredito que era um ponto forte demais para ficar escondido numa resposta. Desta forma trago ao de cima um tema que muitos de nós simplesmente deixam passar ao lado, pensando que não tem grande importância, mas que na verdade afecta negativamente e cada vez mais o nosso desporto.
Quando eu era mais miúdo, fazia download de mp3, de filmes, de tudo pois era em parte influênciado pela nova era da internet em que tudo era nos dado de borla, tinhamos "o direito" aceder ao que quer que seja sem pagar um tostão, muitos até faziam negócio de sacar de borla e vender posteriormente no famoso negócio ilegal da venda de cd's que foi sem dúvida uma moda dos anos 90, aliás garantidamente ainda hoje devem existir esses negócios.
Com o passar do tempo, quando começei a trabalhar há 10 anos atrás senti que a coisa mais injusta que pode existir é pedirem-nos para trabalharmos de borla ou seja não darem QUALQUER VALOR ao nosso trabalho. Pode existir neste mundo muita coisa inconfortável, mas pedirem-nos para fazer algo que sabemos que tem valor e não nos pagarem é um desprezo enorme pelo nosso esforço...há muitos anos atrás este tipo de atitude tinha um nome: escravatura.
Devido a este factor, começei a optar por comprar a minha música, mesmo que sejam mp3, optei por comprar os meus filmes, optei simplesmente por me afastar na totalidade do mundo da pirataria, pois eu não faço aos outros o que não gosto que me façam a mim...pois para existir a música que tanto gostamos, foi preciso o trabalho duro de diversos músicos que se ninguém comprar não vão receber o seu "ordenado" nem ter a hipotese de lançar um segundo album...o mesmo caso acontece quanto aos filmes...e se queremos mais, se queremos melhor qualidade, se queremos garantir o futuro dos projectos que gostamos temos de apoiar e a forma de o fazermos é comprar...senão temos dinheiro e queremos mesmo, juntamos para isso...pois quem não tem dinheiro não tem vicios.
O problema grave é que este problema de pirataria afecta o nosso desporto, pois é usual vermos em fóruns de Bodyboard, muita gente a piratiar filmes de Bodyboard, esquecendo-se completamente do empenho, dedicação, investimento que alguém realizou para produzir um filme de Bodyboard e acreditem que não é pouco.
Material para captar as imagens, computadores para as editar, deslocações, horas perdidas a captar e editar imagens, designers para desenharem, Bodyboarders arriscarem as suas vidas para garantir extrema acção, investimentos a nivel de distribuição de produtos e produção de capas....etc etc etc...e depois quando chega a parte de venderem o produto, para que a equipa que fez o filme, consiga pagar o investimento e realizar o próximo filme...os lucros são sempre NEGATIVOS pois conseguiram ter 5 vendas apenas...e tiveram 10.000.000 de downloads da internet de forma ilegal...
Garantidamente estes 10.000.000 de xicos espertos, estão em casa a ver o filme todos contentes a pensarem "toma lá que é à borla!" e adoraram o filme, veneraram o filme, mas a verdade é que estes 10.000.000 invalidaram na totalidade a produção da nova versão, porque o filme teve apenas 5 vendas...e não só invalidaram a produção da nova versão deste filme, como estragaram a vontade de qualquer outra pessoa fazer um filme de Bodyboard, porque já sabe há partida que o lucro é negativo e de que vale estar 1 ano a trabalhar num filme, investir dinheiro e material para depois não conseguir sequer pagar o investimento?
Vocês podem dividir a vossa própria culpa por outros 9.999.999...mas a verdade é que fazem parte de um problema, que afecta o nosso desporto e já não chega o nosso desporto estar numa decadência, vocês em vez de ajudarem o nosso desporto a crescer fazem com que ele não seja uma oportunidade de negócio...
Pois garantidamente se toda agente comprasse o seu filme favorito de Bodyboard, os preços dos filmes poderiam fácilmente descer, um filme a promover o nosso desporto seria um negócio rentável e cada vez mais existiria mais filmes e com melhor acção e qualidade.
E acreditem que essa "riqueza" paralela iria ajudar e muito o nosso desporto a crescer, pois a existência de lucros seja em que área for do nosso desporto, dos filmes à competição, acaba no fim por fazer o desporto crescer...e garantir o seu futuro.
Façam downloads à vontade, sejam o rei dos piratas da vossa rua, mas lembrem-se que ao faze-lo são em parte responsáveis pela decadência do nosso desporto.
Quem não tem dinheiro não tem vicios, juntem dinheirinho e comprem o vosso filme favorito, pois se o fizerem estão ajudar quem fez a pensar em fazer o próximo filme AINDA MELHOR para vocês...e para acima de tudo o nosso desporto crescer positivamente e para garantirem o futuro dele.
Abraço,