O jovem e talentoso de Carcavelos, Gonçalo Campos, fala-nos um pouco do que é ser ser humano e Bodyboarder.

Pitaça no seu melhor... voando! Foto: MTN
1. Como é que o Bodyboard apareceu na tua vida e há quanto tempo?
O Bodyboard apareceu na minha vida graças ao meu irmão, Tiago Campos, que sempre me foi influenciou bastante! Quando ele andava de patins, eu também andava de patins, quando ele foi para o skate eu também fui atrás dele até que chegou o Bodyboard e nem um nem outro deixámos mais! Já passaram 8 anos e continuamos os dois cheios de pica e vontade de ir para dentro de água!
2. Nos últimos anos tens vindo a dar nas vistas com o teu estilo muito fluido e radical. Aprendeste com alguém ou foi tudo sozinho?
Quando comecei a fazer bodyboard tinha muito medo do mar então passava horas e horas a ver o pessoal a partir a loiça, em casa via e vejo muitos filmes, filmagens e fotografias, tudo isso me ajuda bastante para compreender qual a mecânica das manobras e o que tenho que fazer nas ondas para conseguir chegar ao nível que pretendo chegar. Depois é só tentar meter em prática e eu sou da opinião que a prática leva a perfeição, e se os outros conseguem porque não hei-de eu conseguir também? Mas também acho que é muito difícil aprendermos sozinho e, aqui, eu sempre tive bons professores, o Batata nas manobras, Paulinho nos tubos, Piu nas críticas, e toda a malta que está constantemente dentro de água a puxar os limites.. aprendi e continuo a aprender com todos eles !
3. Achas que as pessoas com quem costumas surfar e os picos que escolhes influenciam o teu surf e a tua maneira de ver o desporto?
Claro que sim, somos sempre influenciados por quem nos rodeia e a nossa linha de onda varia bastante consoante os picos a que estamos acostumados a fazer bodyboard. Posso dizer que para mim, as pessoas com quem viajo fazem sempre metade da viagem, por isso é que vou sempre com o Gastão. Ele é um bodyboarder muito talentoso e sempre com uma atitude positiva, acabamos por nos picar de uma forma saudável aonde saímos os dois a ganhar pois puxamos um pelo outro. Mas também tenho pessoas como o meu Irmão, Piu, Nunito, André Lúcio, Emílio, Batata, Elias, Dani e o resto dessa malta que me influenciam bastante pois são meus amigos e já cá andam a mais tempo que eu, então dão-me outra perspectiva do Bodyboard e da vida!
Em relação aos picos, é claro que faz a diferença em fazer bodyboard numa onda de fundo de rocha ou numa onda em fundo de areia, adoro os dois e não tenho qualquer problema em fazer bodyboard num sítio ou noutro porque se as previsões forem boas dá tudo bom!
4. Que lugar ocupa o Bodyboard na tua vida?
O Bodyboard é o amor da minha vida! aha! Não sei mesmo como o descrever sem ser desta forma, não é uma obrigação, nem é a minha vida, é algo que me permite viajar, conhecer novas pessoas e culturas, estar em contacto com a natureza, libertar o stress e expressar-me seja através de tubos ou de manobras. Neste momento tenho 21 anos, estou no último ano de Publicidade e Marketing, conto com bons patrocínios mas a minha relação e o lugar do Bodyboard na minha vida nunca mudou em nada desde o início, continuo apaixonado por ele e contínuo a querer ir lá para dentro e evoluir constantemente!
5. Porque razão não te vemos mais vezes em competições? Deixaste por completo esta vertente?
Não, claro que não deixei. Eu adoro fazer campeonatos e gosto de ganhar e odeio perder. Agora não gosto é de campeonatos com ondas de meio metro e onshore pois a meu ver não é assim que vamos melhorar a imagem do nosso desporto nem é assim que se consegue proporcionar um bom espectáculo.
Ainda este ano participei na primeira etapa do CRCQL e pretendo correr o circuito Nacional mas acho que para participar uma pessoa deve estar motivada e estar lá para ganhar, ir por ir não faz o meu género. Por isso, com certeza que me vão continuar a fazer umas provas!
6. Como temos observado, trabalhar a tua imagem como Bodyboarder é um dos teus fortes. Quais são os teus objectivos para este ano? Tens alguma viagem planeada?
Eu não meteria as coisas nesses termos, "trabalhar a minha imagem como Bodyboarder", eu sou eu próprio, adoro fazer umas chapas, adoro fazer umas filmagens, adoro ondas boas, adoro viajar, e gosto de dar um bom retorno aos meus patrocínios! Por isso, acho que a minha imagem como bodyboarder acaba por surgir como algo natural! Os meus objectivos para este ano no Bodyboard são simples, apenas quero continuar a fazer bodyboard, dar o devido retorno aos meus patrocínios, e dentro de água quero ser o melhor e continuar a evoluir. Para tal vou continuar a viajar, vou participar em alguns campeonatos e eventos, vou fazer umas fotografias e apostar cada vez mais nas filmagens para poder ir lançando uns vídeos com a Bossitup.
7. Deixa aqui uma mensagem de agradecimento ou aos leitores... fica ao teu critério.
Malta obrigado pelo vosso tempo, obrigado á BBtotal por continuar a fazer um bom trabalho, obrigado a todas as marcas que apoiam o bodyboard e obrigado a todos aqueles que acreditam no bodyboard pois com certeza que muito em breve vamos estar todos no patamar que pretendemos e aí ninguém nos para, ficamos tipo o glorioso, Benfica ! ahah ! De resto já sabem, não tenham medo de ser felizes, sejam vocês próprios !

Foto: MTN

O momento relax! Foto: MTN