O Márcio Silva é um atirado e carismático
bodyboarder Espinhense de 29 anos,
com 15 anos de prática e companheiro
de surfadas de Ricardo Faustino.
Tem patrocínios da Invertshop.com, Manta e Onda
1 - De onde veio a ideia de te iniciares no bb?
A ideia de começar a surfar, baseia-se no simples facto de ter vivido a beira-mar, comecei a ir a praia e a ver os miúdos a surfar e de pensar que também gostava de lá estar! Mas como obter uma prancha, foi aí que surgiu me a ideia de juntar o dinheiro, dinheiro esse que levava para almoçar na escola, assim juntei e comprei a primeira prancha, uma BZ pro stinger. “ Custou um bocado ficar sem almoçar uns dias”. lol
2 - Calhau ou areia?
Eu gosto dos dois, mas pedra dá-nos uma maior consistência na formação da onda! Quanto nos fundos de areia estamos dependentes de muitos factores para boas ondas, no geral, prefiro pedra.
3 - Competição ou free-surf?
Eu gosto mais do free-surf, mas tenho um carinho pela competição, o stress de ir para heats, o convívio com outros atletas, o importante é estar dentro de água.
4 - Invert ou tubo?
Sem dúvidas um bom tubo, faz me renascer para mais anos de bodyboard!
5 - Dk ou prone?
Eu prefiro prone.
6 - O que achas do estado do bb em portugal em termos de competição, da associação, representação no mundial etc?
Eu penso que a nível de representação mundial é onde nos encontramos melhor tendo em conta os resultados obtidos pelo Pinheiro Manuel Centeno, Silvano, Catarina e Rita!
Nós cá ainda temos que amadurecer o aspecto competitivo, tem que ser criado um circuito sólido, onde não passe por ir a umas praias e competir, temos de ter muitas ajudas dos média e de boas marcas com dinheiro, acho que APB esta trabalhar bem nesse sentido. As associações existem e têm pessoas capazes, mas falta ajuda das Autarquias locais, penso que estas entidades têm que ter mais respeito por nós, bodyboarders!
7 - O q achas q está a faltar ao bb para fazer o nosso desporto crescer para chegar ao nível do surf?
Penso que são patrocinadores com vontade para ajudar e que obtenham muito capital para investir, o retorno iria ser bom, quando ganhar o Euro Milhões de certeza que vou investir no bb!+ lol.
8 - Em que zona achas que está o melhor nível de bb em portugal?
O nível esta pelo pais inteiro, se viajar pelo pais nos dias de boas ondas vês bom bodyboard em todas as praias, a única diferença são os locais onde se surfa, uns dispunham de melhores condições para certas situações climatéricas. Agora m dias bons e perfeitos tens bom bodyboard em todo lado.
9 - Costumas surfar regularmente com o ricardo faustino, é ele que te puxa para te mandares para ondas cada vez maiores, visto ele ser um dos maiores big riders portugas?
Sim sem dúvida que meu amigo nasceu com essa dádiva de Deus, ele tem muito à vontade em condições difíceis, o surfar com ele sem dúvida ajudou me muito a criar gosto por ondas com algum tamanho. Abraço para o meu mano……
10 - Qual foi a onda que te marcou mais nestes 15 anos de ondas?e a manobra?
A surfada que dei na Nazaré com uns 4 metros com Faustino, Paulo Costa, que saiu no dvd nofrangos mas por algum motivo não mencionaram meu nome, mas estive lá!
O tubo na Nazaré e um invertido aéreo em s.jacinto.
11 - Como comparas o Trol, teu pico de eleição e a Cave supostamente mais pesada e perigosa?
O Trol é nosso pico, quanto a diferença das duas o Trol tem uma entrada mais difícil na onda,
a Cave no inicio mais fácil mas tem um meio e fim devastador. Mas ambas são ondas diferentes do normal, tens que ter muito controlo e velocidade.
12 - Ensinas numa escola de bb, que conselhos dás a quem se está a iniciar no mundo do nosso desporto?
O conselho que dou sempre é persistência, porque iniciar-se até que é fácil, agora evoluir e aguentar os meses que não se sente evolução que é difícil! Quem tem mais força de vontade é que consegue algo no bodyboard, claro ir muitas vezes á água e surfar vários tipos de ondas, visualizar muitos filmes.
13 - Foi fácil encontrar patrocínio ou houve muita batalha nesse processo?
Não foi fácil, pois nunca tive um resultado em competição muito bom, mas tenho um carisma forte e uma dedicação desporto muito forte! Mas agradeço à invert, onda, manta .
14 - Tu como funcionário da invertshop tens uma visão previligiada, que materiais, que shapes, que tails, que rails etc é q o publico tem tendência a preferir?
Olha isso tem muitas vertentes, o pessoal que tem um certo nível optam por pe e crescent tail, pois pe é mais manobrável, o pessoal que não quer andar sempre a comprar uma prancha tanto com nível alto ou baixo escolhem pp!
Quanto ao bat e crescent, depende muito das ondas que surfam, se for onda cavada escolhem crescent, se for onda mais pequena e mole escolhem bat tail.
O shape mais procurado são os mais estreitos.
15 - Já fizeste alguma viagem para surfar no estrangeiro?
Sim, a primeira tive Indonésia, Bali aconselho todos! Depois tive nas Canárias e ainda na Tailândia,
16 - Tirando estes sitios que falaste onde gostarias de ir em busca da onda perfeita?
Estou inclinado para México.
17 - Já surfas há 15 anos faz-nos um resumo dos momentos mais marcantes deste tempo no que diz respeito a surfadas, bbtrips e ondas.
Para resumir os momentos vividos é difícil pois foram muitos, mas realço a viajem à Indonésia, o calor, água quente é ilha dos sonhos para todos os bodyboarders ondas perfeitas a correm sob uma laje de coral. Todos os momentos que vivi com os meus amigos, desde esperanças, open, Sintra! Todos têm algo de mágico para recordar…….
18 - Agora pediamos-te o conselho da praxe para a pequenada =)
Penso que devem lutar pelos sonhos que os fazem acordar todos os dias, aproveitem ao máximo cada surfada e cada momento que estão reunidos com os amigos, mas também olhem ao seu redor pois existem muitos miúdos que precisam de uma palavra de amizade. Rapaziada boas ondas, e muita dedicação.
Beijinho à minha esposa........ Abraços ao pessoal de Espinho e clientes e simpatizantes da http://www.invertshop.com.
( O user expuma tinha perguntado quem era o Márcio e devido a isto decidimos colocar uma introdução acerca dele, pedimos desculpa ao expuma por apagar o comentário dele =) )