A foto do miúdo Josh Garner na já famosa "The Right" (ou direi infame?) lembrou-me de uma conversa que, nem sei bem porquê, acabei por não contar aqui.
Acontece que durante o Mundial de Sintra, eu, o Cocas e mais uns amigos fomos comer uma sardinhada com um rapaz bicampeão Mundial de seu nome Damian King. Durante o repasto, a inevitável bomba que o homem dropou naquela mutante australiana veio, inevitavelmente, à conversa.
Ora, aquilo tinha-me impressionado, mas nem tanto, tendo em conta quem era o animal e os bichos que já o vi descer em horas de youtube e muitas fotos na net. Pois...acontece que a coisa não foi assim tão fácil nem corriqueira...
Cerca de um ano antes do episódio, o tipo tinha sofrido uma lesão num disco da coluna (a a fazer um duck dive, imagine-se) e esteve alguns meses parado. Uma paragem que passou pela imobilização quase total, depois fisioterapia, recondicionamento físico e treino de natação, etc. O que, afinal, acaba por explicar porque é que durante algum tempo não se ouviu falar de Damian King.
Ora, agora adivinhem qual foi a primeira onda que o animal (que não tem outro nome) fez assim que estava recuperado? Pois...a tal, esta mesmo que embeleza este post.
Vou reproduzir a explicação do homem:
"Já podia trabalhar na piscina e fazer treino físico condicionado, mas ainda não estava completamente recuperado e tinha recomendações para não surfar ainda durante algum tempo. Só que a fome já era muita. Tinha estado parado muito tempo e sentia que tinha algo a provar. Assim, falei com alguns amigos e fomos à The Right. Coloquei um colete especial para imobilizar as costas, tomei uns analgésicos dose cavalar (fazendo gesto com o indicador e o polegar para ilustrar o tamanho dos comprimidos) e fui rebocado para a onda. É claro que depois dessa sessão estive mais umas semanas sem me mexer... (Risos)."
E junto isto a alguns relatos de um rider português que esteve na Austrália após uma passagem por Pipe na temporada havaiana.Quando lhe perguntei como foi surfar Shark Island, a mais famosa mutante australiana, ele respondeu: "Aquilo é raso como o caraças, mete respeito, mas então eu via putos australianos com 10 anos a surfar aquilo e eu não ia lá? Isso é que era bom!"
Provavelmente o Cocas virá para aqui chamar-me aussie lover e mais alguns disparates. Não estou a escrever isto para idolatrar país nenhum, mas quando reunimos as peças do puzzle, aparece-nos uma cultura de malucos que vivem os desportos de ondas como ninguém, e com um nível médio assombroso. Se no Brasil damos um pontapé numa pedra e sai de lá de baixo um jogador de futebol, na Austrália passa-se o mesmo com o BB. E sem desrespeito para os riders portugueses, que são, sem dúvida, dos melhores do Mundo, seria lindo se um dia se visse em Portugal (mais) peças de um puzzle semelhante.
in palavrascomsal