É com alguma tristeza que escrevo este post, mas esta é a verdade não pensada por mim, mas provada por factos reais. Eu faço Bodyboard desde 1989, ou seja fiz este ano que passou 20 anos deste desporto, na realidade não quer dizer que surfe alguma coisa, mas pelo menos significa que acompanhei o desporto quase desde o seu inicio e tenho com ele passado os altos e baixos e já por diversas vezes amei, odiei, critiquei, elogiei, chorei, sorri este desporto que faz parte daquilo que sou.
Vivemos há 20 anos na sombra de outro desporto, que por vezes por mais que queira que isso seja mentira, acaba por ser verdade, sim porque o Bodyboard se nos 80 ameaçou ultrapassar o Surf, não passou de uma simples ameaça, nos anos negros do Surf como desporto. Logo nos 90 o Surf foi restruturado e manteve o 1º lugar sem grande esforço e o Bodyboard manteve o 2º lugar de desporto de ondas.
Não é que ser 2º me irrite, não é que praticar a segunda "melhor" modalidade me deixe triste, eu faço Bodyboard porque amo o desporto mas existem dias que penso que há 20 anos atrás devia ter começado no Surf, pois em vez de pertencer ao Atlético de Madrid pertencia ao Barcelona e ganhava mais vezes e provavelmente "irritava-me menos".
Passamos a vida a lamentarmos-nos que existe um Lobby de Surfistas e Marcas de "Surf" que fazem uma conspiração para que o Bodyboard não cresça, não apoiando o desporto e que na verdade o Bodyboard é o melhor, mas ninguém o quer apoiar e só devido a isso é que somos pequenos...pois bem lamento-vos dizer a verdade mas o Bodyboard só não é maior devido a nós Bodyboarders...
Sim eu sei são más notícias e neste momento já tenho 30 miúdos que fazem bodyboard há 3 anos dispostos a me chamarem nomes e me ofenderem, mas se querem evoluir, se querem que o nosso desporto seja algo no futuro peço-vos não façam isso, porque isso era o que eu fazia há 20 anos, parem e pensem...vejam os erros dos últimos 20 anos e evoluam, cresçam e tornem o nosso desporto melhor, pois a minha geração com muita pena minha não teve capacidade para isso...pois todas oportunidades/trunfos que tivemos perdemos e demos de borla aos outros...
Nos anos 80's corria o rumor que o Bodyboard era um desporto que conseguia ir mais fundo nos tubos e que era o melhor veiculo para entubar. Mais fundo e mais tempo nos tubos era um trunfo realmente impressionante. Este foi provávelmente dos maiores mitos existentes e mais tempo durou, até há bem pouco tempo os tubos de 30 segundos do Jeff Hubbard na Indo e 40 segundos não sei de quem ainda faziam furor nos fóruns, pois bem eu nunca vi tal...mas vi um tal de Ozzies nas mentawaii em Surf mandar um tubo de 20 segundos...
Nos anos 90's, como o marketing dos tubos começou a vacilar começamos num percurso aereo, durante 10 anos o Bodyboard era um desporto aéreo graças ao bodyboard progressivo do Sr.Eppo (sim porque senão fosse ele ainda era só 360, rollo, aereo carcaça), um belo trunfo sem dúvida pois o Sr.Eppo trouxe umas 3 novas manobras novas que são usadas e repetidas há 20 anos. Pois bem nós voavamos e o surf era rasgadas e tubos e pouco mais (boring!). Logo os Bodyboarders usaram e abusaram desse trunfo que o Bodyboard era voar durante 20 anos...usamos tanto que gastou! O Surf evolui tanto que até ARS em pé já fazem...isto sem contar com mais de 10 manobras novas inventadas nos últimos 20 anos, a maior parte aereas...a última que tenho visto tentativas são kickflips!
Nos anos 2000, apareceu um trunfo ou melhor solidificou-se um trunfo que eu realmente pensei, este é o trunfo perfeito para conseguirmos de vez nos afirmarmos como um desporto e separarmos-nos de vez do nosso primo e amigo Surf. Pois bem o problema de base é que navegamos o mesmo mar e as mesmas ondas, NOT! Errado! A partir de agora o Surf era em ondas, o Bodyboard era em Mutantes ondas com lips 4x mais grossos que Pipeline, 5x mais pesado que Sunset, o Bodyboard era o rei das mutantes...
Isto a nível mediatico era brutal, podiamos aparecer em todo o lado pois as ondas em que a prozada entrava faziam fácilmente a capa de um jornal tipo "O crime" que ia colocar a headline "Bodyboarders surfam tsunamis" ou então o 24h que colocaria "Bodyboarders surfam ondas vindas do inferno"...
Parecia um sonho, mas muito rápidamente isso desapareceu, perdemos tempo demais a pensar na logistica que era fazer um campeonato na cave (e que era uma estupidez e que era impossível), com ideias pobres e outras demasiado desenvolvidas que para fazer um tour em mutantes eram preciso 1.000.000.000.000 de euros, e que um campeonato em Cyclops era uma idiotice e enquanto uns gritavam por isso, outros faziam o papel de criticos contra este tipo de eventos (os mesmo que criticam as marcas que não apoiam o Bodyboard) enquanto a pequena comunidade discutia coisas que podem ser "consideradas" parvas sem nós darmos sequer conta já o Surf começava a entrar nessas mutantes...e a fazer competições nelas!
Hoje em dia o nosso último trunfo, já não é bem um trunfo, pois os surfistas surfam Cyclops, Shipstern, The Right, Lunas e todas as ondas que surfam os Bodyboarders...e o nosso pequeno e ridiculo trunfo que ninguém dá valor a não sermos nós, é que os Bodyboarders entram a pedal...em vez de serem puxados por Jet Skis...ops esqueci-me nós também já entramos de Jet Ski...onde estão os nossos trunfos afinal como desporto diferenciador que vale apena investir? Cheira-me que não há!
Existem dias em que acordo e como Bodyboarder penso, eu devia era fazer surf...
Um abraço,