twitter

facebook

Comprar HD Surf HERO Camera @ GoPro.com

O Bodyboard...

Discussão Geral!!

O Bodyboard...

Mensagempor DavidC » Segunda Nov 02, 2009 12:49 am

Olá,

É com alguma tristeza que escrevo este post, mas esta é a verdade não pensada por mim, mas provada por factos reais. Eu faço Bodyboard desde 1989, ou seja fiz este ano que passou 20 anos deste desporto, na realidade não quer dizer que surfe alguma coisa, mas pelo menos significa que acompanhei o desporto quase desde o seu inicio e tenho com ele passado os altos e baixos e já por diversas vezes amei, odiei, critiquei, elogiei, chorei, sorri este desporto que faz parte daquilo que sou.

Vivemos há 20 anos na sombra de outro desporto, que por vezes por mais que queira que isso seja mentira, acaba por ser verdade, sim porque o Bodyboard se nos 80 ameaçou ultrapassar o Surf, não passou de uma simples ameaça, nos anos negros do Surf como desporto. Logo nos 90 o Surf foi restruturado e manteve o 1º lugar sem grande esforço e o Bodyboard manteve o 2º lugar de desporto de ondas.

Não é que ser 2º me irrite, não é que praticar a segunda "melhor" modalidade me deixe triste, eu faço Bodyboard porque amo o desporto mas existem dias que penso que há 20 anos atrás devia ter começado no Surf, pois em vez de pertencer ao Atlético de Madrid pertencia ao Barcelona e ganhava mais vezes e provavelmente "irritava-me menos".

Passamos a vida a lamentarmos-nos que existe um Lobby de Surfistas e Marcas de "Surf" que fazem uma conspiração para que o Bodyboard não cresça, não apoiando o desporto e que na verdade o Bodyboard é o melhor, mas ninguém o quer apoiar e só devido a isso é que somos pequenos...pois bem lamento-vos dizer a verdade mas o Bodyboard só não é maior devido a nós Bodyboarders...

Sim eu sei são más notícias e neste momento já tenho 30 miúdos que fazem bodyboard há 3 anos dispostos a me chamarem nomes e me ofenderem, mas se querem evoluir, se querem que o nosso desporto seja algo no futuro peço-vos não façam isso, porque isso era o que eu fazia há 20 anos, parem e pensem...vejam os erros dos últimos 20 anos e evoluam, cresçam e tornem o nosso desporto melhor, pois a minha geração com muita pena minha não teve capacidade para isso...pois todas oportunidades/trunfos que tivemos perdemos e demos de borla aos outros... ;)

Nos anos 80's corria o rumor que o Bodyboard era um desporto que conseguia ir mais fundo nos tubos e que era o melhor veiculo para entubar. Mais fundo e mais tempo nos tubos era um trunfo realmente impressionante. Este foi provávelmente dos maiores mitos existentes e mais tempo durou, até há bem pouco tempo os tubos de 30 segundos do Jeff Hubbard na Indo e 40 segundos não sei de quem ainda faziam furor nos fóruns, pois bem eu nunca vi tal...mas vi um tal de Ozzies nas mentawaii em Surf mandar um tubo de 20 segundos... :shock:

Nos anos 90's, como o marketing dos tubos começou a vacilar começamos num percurso aereo, durante 10 anos o Bodyboard era um desporto aéreo graças ao bodyboard progressivo do Sr.Eppo (sim porque senão fosse ele ainda era só 360, rollo, aereo carcaça), um belo trunfo sem dúvida pois o Sr.Eppo trouxe umas 3 novas manobras novas que são usadas e repetidas há 20 anos. Pois bem nós voavamos e o surf era rasgadas e tubos e pouco mais (boring!). Logo os Bodyboarders usaram e abusaram desse trunfo que o Bodyboard era voar durante 20 anos...usamos tanto que gastou! O Surf evolui tanto que até ARS em pé já fazem...isto sem contar com mais de 10 manobras novas inventadas nos últimos 20 anos, a maior parte aereas...a última que tenho visto tentativas são kickflips! :shock:

Nos anos 2000, apareceu um trunfo ou melhor solidificou-se um trunfo que eu realmente pensei, este é o trunfo perfeito para conseguirmos de vez nos afirmarmos como um desporto e separarmos-nos de vez do nosso primo e amigo Surf. Pois bem o problema de base é que navegamos o mesmo mar e as mesmas ondas, NOT! Errado! A partir de agora o Surf era em ondas, o Bodyboard era em Mutantes ondas com lips 4x mais grossos que Pipeline, 5x mais pesado que Sunset, o Bodyboard era o rei das mutantes...

Isto a nível mediatico era brutal, podiamos aparecer em todo o lado pois as ondas em que a prozada entrava faziam fácilmente a capa de um jornal tipo "O crime" que ia colocar a headline "Bodyboarders surfam tsunamis" ou então o 24h que colocaria "Bodyboarders surfam ondas vindas do inferno"...

Parecia um sonho, mas muito rápidamente isso desapareceu, perdemos tempo demais a pensar na logistica que era fazer um campeonato na cave (e que era uma estupidez e que era impossível), com ideias pobres e outras demasiado desenvolvidas que para fazer um tour em mutantes eram preciso 1.000.000.000.000 de euros, e que um campeonato em Cyclops era uma idiotice e enquanto uns gritavam por isso, outros faziam o papel de criticos contra este tipo de eventos (os mesmo que criticam as marcas que não apoiam o Bodyboard) enquanto a pequena comunidade discutia coisas que podem ser "consideradas" parvas sem nós darmos sequer conta já o Surf começava a entrar nessas mutantes...e a fazer competições nelas!

Hoje em dia o nosso último trunfo, já não é bem um trunfo, pois os surfistas surfam Cyclops, Shipstern, The Right, Lunas e todas as ondas que surfam os Bodyboarders...e o nosso pequeno e ridiculo trunfo que ninguém dá valor a não sermos nós, é que os Bodyboarders entram a pedal...em vez de serem puxados por Jet Skis...ops esqueci-me nós também já entramos de Jet Ski...onde estão os nossos trunfos afinal como desporto diferenciador que vale apena investir? Cheira-me que não há!

Existem dias em que acordo e como Bodyboarder penso, eu devia era fazer surf...

Um abraço,
DavidC

Registado: Domingo Abr 26, 2009 2:14 pm
Loja de Bodyboard

Re: O Bodyboard...

Mensagempor Invertido » Segunda Nov 02, 2009 11:35 am

Bem DC...foi talvez o melhor artigo que já li no fórum.
Invertido

Registado: Segunda Ago 03, 2009 9:43 am

Mensagempor hugo » Segunda Nov 02, 2009 1:14 pm

Bem dc nem eu acredito que penses realmente assim. Ou estas a provocar ou entao esta overdose de wcts deixou-te deprimido.

Na realidade os windsurfers já voam mais alto há decadas, os kite surfers já andam mais rápido há anos e suponho que outros desportos são bem mais hardcores como o bodysurf que é a nado ou o skimming que é andar aos trambolhoes num quebra com uma tabua de madeira. O mais alto, mais forte, mais perigoso? Isso nunca vai importar verdadeiramente excepto para discussões no recreio da preparatoria. A conversa sobre os limites tem interesse dentro de cada desporto. Senão é como comparar quem é que anda mais rápido se uma pessoa a cavalo ou de mota etc.

Pensemos, as pessoas que fazem um ou outro desporto tem a mesma preparação e a mesma coragem. Não há nenhuma razão para pensar que os mais corajosos vão todos para o bodyboard ou vice versa. Não faz sentido. Se há diferenças entre desportos é pelas limitações do material. Ainda vão aparecer mais desportos tenho a certeza e só ficarão aqueles que realmente fizerem a diferença em termos de fun. O bodyboard faz, se nos lembrarmos que há 30 anos apenas meia dúzia de pessoas o faziam.

O prazer intrinseco a cada acto é o que importa mesmo não é dc? senão, como tu dizes.. já tinhas desistido há muito. E a verdade é que apesar das campanhas negativas contra o body (ha 8 anos atras li que ia acabar..) ele continua com força e a apaixonar tanta gente. Só pode ser porque é realmente divertido. Não digo que os outros desportos não o sejam mas o bodyboard não tem ninguem a fazer propaganda por ele, não é moda, não dá estilo, nao aparece na tv. Ou seja vale pelo que vale e continua sempre a crescer..tenho a certeza que quando chegas a uma mutante ou a um wedge nem que esteja meio metrinho isso do surf ou dos outros desportos serem isto e aquilo nem te vai passar pela cabeça.

eu sinceramente nem que o bodyboard fosse so em ondas de metro e meio continuaria a acha-lo o desporto mais bonito e técnico que existe. Basta ver os videos do ben e outros em black rock. E o mais versátil. É que tenho amigos que fazem surf ha anos e não sabem o que é sacar um tubo.. na realidade não faz sentido que todos os surfistas façam bodyboard de vez em quando..Tal como muitos bodys tem o seu longboard. São eles que perdem com o preconceito..
hugo

Registado: Sexta Jan 30, 2009 8:34 pm

Mensagempor DavidC » Segunda Nov 02, 2009 1:58 pm

Olá Hugo,

Acredito que entendeste o meu "artigo" ao contrário, em nenhuma parte este artigo foi um bodyboard vs surf nem vice versa. Este é um "artigo" que relata com alguma frustração a incapacidade de o Bodyboard se afirmar como um desporto profissional, perdendo vezes sem conta trunfos que o poderiam te-lo ajudado ao longo de 30 anos a estabelecer-se de forma extremamente sólida, coisa que em 30 anos não aconteceu... :?

Se me perguntares se já me cansa os altos e baixos, mais baixos do que altos, que aconteceram ao nosso desporto, claro que me cansa, já vi diversas oportunidades passarem junto de nós Bodyboarders e não existiu ninguém no seio da comunidade, que demonstrasse capacidade nem perspicácia para tornar estas oportunidades em coisas reais, falhámos, continuamos a falhar e se nada mudar os próximos 30 anos serão mais do mesmo... :cry:

E serão mais 30 anos, com as pessoas a falar das conspirações exactamente como tu referiste (que é a desculpa que nos apegamos), o que te esqueces é que não existe conspiração, a verdade é que o Bodyboard não se apresenta como um desporto que demonstre factores e valores diferenciadores que faça as marcas apostarem no desporto... :oops:

Tu achas que a Billabong a Rip Curl se lhes dissessem que o Bodyboard rendia mais 50 ou 100 Milhões de euros ao final do ano eles não apostavam? A Billabong e a Rip Curl são empresas que o que interessa é render dinheiro, para eles seja Surf, Bodyboard, Skate, Snowboard se estes desportos mostrarem capacidade para serem rentáveis e renderem Milhões ao fim do ano eles apoiam e ponto final. O problema grave é que o Bodyboard não é um lucro para as empresas é uma despesa, basta ver que até a Billabong já tentou, tinha uma team de bodyboarders, vejam o que rendeu...zero! :roll:

O problema é que nestes 30 anos, nós optamos seguidamente como referi no meu "artigo" e ai sim esse é o ponto crucial que acho que ultrapassaste e não entendeste é que nós em 30 anos não tivemos a capacidade de utilizar os trunfos que o nosso desporto nos deu, não soubemos gerir, organizar e vencer e fomos perdendo e perdendo e perdendo até ao ponto em que somos apenas "mais do mesmo" e que não vale apena apostar... :x

p.s - só para não colocar tudo no mesmo saco, tivemos poucos exemplos de sucesso em 30 anos...mas tivemos pessoas como o Mike Stewart que se tivessemos 30 Mikes possivelmente a história era outra (sucesso enquanto Mike/Science), tivemos também a equipa do Special Edition entre outros... :)

Abraço,
DavidC

Mensagempor qruz » Segunda Nov 02, 2009 2:09 pm

caro David é verdade que o bb começou em segundo e é verdade que ultrapassou o surf várias vezes no seu percurso como no tuberiding e no espaço aereo, na descoberta de ondas insurfaveis antes de um tipo deitado num bocado de esferovite se ter mandado por lá baixo, o surf pode estar sempre um passo atras mas estes territorios novos e inovadores foram moldados pelo bb. Se o surf hoje em dia é um desporto aereo e abusado em lajes vindas do inferno é pq o bb se antecipou e deu o que era necessa´rio aos nossos colegas de mar para evoluir. eu surfo há 15 anos e também acompanhei a história do nosso desporto, passei pela fase do "ah o surf é uma merda só fazem derrapagens e nós é q somos pq mandamos backflips" hj em dia devido a uma lesão no meu pé que me impossibilita de remar com barbato faço bb só qd vale mesmo a pena e brinco ao surf qd o mar está pa meninos. Se surf é o desporto rei das ondas o bb é o che guevara =D revolucionário e underground até ao fim, lamento ver que o pessoal do bb continua a comprar as marcas do surf e alimentam estomagos gordos de companhias gigantes, há muita falta de maturidade no bb e é o que nos está a atrasar a nível de negócio pq a nível de evolução já vamos nos inverses!

Gostei do que disseste, há mta reflexão por aí mas " hasta la vitoria, siempre"

Imagem

tens sempre esta hipotese com um bb n podes é fazer bb com uma prancha bicuda e inflexivel de surf :)
qruz

Registado: Sexta Dez 05, 2008 3:53 pm

Mensagempor hugo » Segunda Nov 02, 2009 2:54 pm

o problema com as empresas de surf é que por cada bodyboarder novo menos um surfista e vice versa. Os praticantes sao duas fatias do mesmo bolo, que é o dos desportos de ondas. Logo o que ganhem mais no bodyboard subtraem-no ao surf. Não há um ganho real de mercado visto que é exactamente o mesmo, o do pessoal que se quer fazer ás ondas e que frequenta uma surfshop. Daí que tentarem manter o bodyboard no minimo possivel seja o mais lógico possivel, afinal o desporto deles é outro. Pode ser chamado de conspiração como de gestão racional tanto faz. Dizes que a billabong nao ganhou nada com o body mas sim ganhou bastante, assim como a rip curl e a quicksilver. E continuam a ganhar todos os dias, é uma formula infalível e que se baseia basicamente em não haver alternativas. Quando (se) a unite crescer para valores interessantes eles compram-na no dia seguinte por meia dúzia de tostões.
hugo

Mensagempor DavidC » Segunda Nov 02, 2009 3:14 pm

Olá Hugo,

Não sei se tens noção mas a tua teoria da conspiração faz pouco ou nenhum sentido. A Billabong, Rip Curl, Quiksilver são empresas gigantes, que não olham aos desportos, olham aos Euros...para eles se TODOS os surfistas se tornassem Bodyboarders para eles era lhes igual ao litro, eles na semana a seguir apoiavam o Bodyboard a 100%, achas que empresas deste tipo que movimentam milhares de milhões estão importados se os surfistas se tornam bodyboarders ou vice versa? :roll:

São empresa grandes, flexiveis que gerem os negócios de formas acertadas vocacionadas para apoiar os que lhes trás retorno. É exactamente a mesma coisa que a ZON e a MEO, são concorrentes e tens clientes a mudarem de dia a dia da ZON para a MEO e vice versa, entretanto o dono da ZON e da MEO são o mesmo, apenas apanham as duas fatias de mercado e no fim duplicam os lucros. :o

A Ripcurl, Billabong, Quiksilver e tantas outras, basta quererem e podem apoiar o Surf e bodyboard ao mesmo tempo gerindo o público de ambos, o grande problema é que o Bodyboard não é um negócio proveitoso, é algo que custa dinheiro e não gera resultados monetários e só porcausa disso é que não apoiam...porque o Surf gera MILHÕES ao ano...não existe teoria da conspiração...nós somos uma "minoria underground" que não brilha como um diamante à vista destas grandes empresas. :x

Quanto à tua referência que a team de Bodyboard da Billabong deu resultados, desculpa mas não posso concordar, tu achas mesmo que deu resultados? E fechavam o departamento após dar resultados? Não me cheira...

Abraço,
DavidC

Mensagempor hugo » Segunda Nov 02, 2009 4:36 pm

vamos cá ver dc, se amanhã apenas houvessem bodyboarders as empresas de surfwear ficariam a perder porque a sua identidade está no surf. A história e percurso é o que fazem uma empresa e não se muda do dia para a noite. Obviamente que a BMW pode fazer motas e vai vender algumas mas nunca como a yamaha porque não é uma marca de motas.

Por exemplo a billabong quando quer ganhar dinheiro com o skate vai comprar a element que é uma marca de skate.. quando quer ganhar com relógios compra a nixon.. quando quer entrar no mercado de oculos compra a von zipper... obviamente qua a billabong podia fazer todos estes produtos mas nunca iria ter a força de uma marca que é exclusiva e nasceu num determinado produto.
hugo

Mensagempor DavidC » Segunda Nov 02, 2009 8:22 pm

Olá hugo,

Desculpa mas não posso concordar.

A agência em que trabalho acabou de sofrer uma fusão, por isso posso-te avançar que as compras e fusões apenas acontecem pois acaba por ser mais barato comprares uma empresa que faz as coisas bem, já tem uma equipa, máquinas, métodos de trabalho e até clientes do que formares um departamento teres de contratar, comprar máquinas, criar métodos de trabalho...básicamente mais vale comprar a roda do que a re-inventar, sai mais barato e estás muito mais rápido pronto a oferecer o serviço, mas isto tem tudo a ver com lucros acrescentados...

A Billabong tem a capacidade interna se optar por outra estratégia, de fazer oculos tão cools quanto a Von Zipper, relógios tão cools quanto a Nixon e por ai fora e tem uma marca tão "friendly" no mercado que se fosse esse o objectivo em pouco tempo estaria a lutar pela liderança do mercado...

Amanhã se existissem só Bodyboarders qual seria o problema ? Existem pouquissimas marcas da qualidade de uma Billabong ou Rip Curl, 100% Bodyboard...acho que nem existia oscilação de mercado, pois a malta iria continuar a comprar o fato da Rip Curl H bomb, porque eles são bons no que fazem e o calção da Billabong nunca ia deixar de ser uma opção...

Uma marca como a billabong, rip curl, o´neill, quiksilver, são marcas que por mais que não tenham apoiado devidamente o nosso desporto, fazem parte do mesmo há 30 anos, posso-te dizer que conheço cerca de 80 Bodyboarders, e TODOS eles, utilizam fatos e outros produtos das marcas acima referidas, logo comparar a BMW que faz carros e motas, com alguém que faz material para o mar/praia não faz sentido, porque no nosso caso são universos quase colados...

Aliás se fizeres uma leitura das marcas que são marcas inteligentes, a Billabong tem um logotipo que são ondas e não tem nenhuma brand quote fixa a surf, aliás a billabong tá ligada a Surf, Skate, Snowboard e Wakeboard. A Ripcurl tem um onda no logotipo e a brand quote deles é ligado ao Search e por ai fora...e se observares os próprios grafismos raramente tem pranchas de Surf, ou seja são marcas versáteis e flexiveis...que não tem grande problema em apoiar seja o que for ou fazer curvas apertadas no mercado...

A questão é simples tal como referi acima, nunca nos provamos capazes em 30 anos de gerir bem os nossos trunfos para estabelecer de vez o nosso desporto...e acredita não existe conspiração existe sim é incompetência da nossa parte...isso sim!

Abraço,
DavidC

Mensagempor hugo » Segunda Nov 02, 2009 8:58 pm

deixa-me ver se te percebi. Existem marcas que são também para bodyboard, que vendem imenso no bodyboard, mas que não investem nada no bodyboard. Também fazem questão (apesar de serem também para bodyboard) de não terem nada que os possa associar ao bodyboard (ie campeonatos, espaço nos sites). não sei porquê mas cheira-me a esturro... :)
hugo

Próximo

Voltar para Bodyboard

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes