twitter

facebook

Comprar HD Surf HERO Camera @ GoPro.com

PP e PE

Discussão Geral!!

PP e PE

Mensagempor Aéreos » Sexta Abr 09, 2010 11:20 am

O core de uma prancha de bodyboard consiste no material que está no seu interior e que, apesar de não ser visível, determina o comportamento da prancha na ondas, pela influencia que tem no seu peso e flexibilidade.

PE Core
O core em PE (PolyEthylene), também conhecido com Dow Core, foi até à pouco tempo o standard da industria de bodyboards. O PE é um material muito flexível, de custo relativamente baixo e de fácil manuseamento na altura de fazer o shape. Continua a ser o material mais usado nas pranchas de bodyboard, pois adapta-se facilmente a todas as condições.

Devido à sua natureza flexível o core em PE torna a prancha de bodyboard confortável e fácil de manobrar nas ondas mais exigentes, e é indicado para águas mais frias, e para bodyboarders que apreciem uma prancha mais fléxivel. Em águas quentes tem tendência a tornar-se fléxivel demais, o que influencia a velocidade da prancha na onda. Para estes casos a prancha deve ter um stringer, de modo a aumentar a sua rigidez e estabilidade.

PP Core
O core em PP (PolyPropylene) é tipicamente mais duro que um core em PE, isto apesar de ter uma densidade menor, o que resulta numa prancha com um peso consideravelmente mais leve.

Devido à sua maior rigidez, uma prancha com core em PP permite (teoricamente) um maior controlo em ondas menores. É ideal para águas quentes, pois em águas muito frias tem tendência para se tornar muito rígido, dificultando a fluidez nas manobras. Também tem uma durabilidade superior ao core em PE.

Vocês qual preferem? Eu gosto bue de surfar com PE, pois consigo mandar um melhor voo, e sendo a prancha mais flexivel, mando as manobras com mais estilo.
Mas gostaria de saber o que prefirem e o que pensam em relação de prós e contras entre cada um dos cores.
Obrigado ;)
Abraços e boas ondas.
Aéreos

Registado: Quarta Dez 02, 2009 8:46 pm
Loja de Bodyboard

Re: PP e PE

Mensagempor qruz » Sábado Abr 10, 2010 12:58 pm

Quando saiu o PP mudei por causa da durabilidade do material, pq queria uma prancha que durasse mto tempo. O PE metia agua e as pranchas ficavam uns bacalhaus num instante, cheguei a ter uma prancha de Arcel um material que gostei bastante.
Há cerca de dois anos resolvi com um conselho de um amigo comprar uma PE, fiquei infinitamnete mais satisfeito do que com PP, experimentei a MS dixon PE pela primeira vez no trol que é um a onda motocross em que toda a flexibilidade conta, com a prancha de PP era sempre a partir os rins com a de PE era muito mais suave e a prancha respondia melhor. Fiquei grande adepto do PE e para a nossa agua não há melhor, claro que as pranchas duram menos mas também custam menos. Tenho também uma PP mas comprei-a especificamente para ir a bali e gostei bastante do comportamento dela nas aguas mais quentinhas de lá.
:)
qruz

Registado: Sexta Dez 05, 2008 3:53 pm

Voltar para Bodyboard

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes