twitter

facebook

Comprar HD Surf HERO Camera @ GoPro.com

SAMOA por Miguel Nozolino

Destinos, Reports, Spots, ...

SAMOA por Miguel Nozolino

Mensagempor qruz » Sexta Jan 01, 2010 10:58 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

uma reportagem fotografica duns ozzies que lá foram duas semanas surfar altas sem crowd!!! :)

Imagem
Imagem
Imagem

SAMOA... A ÚLTIMA FRONTEIRA
09/01/2009, 12:15 >> Na verdade, o destino não é de todo desconhecido e até há uns anos o nosso amigo Pedro Malheiros, aquando da sua viagem à volta do mundo, já nos tinha falado um pouco de Samoa. Bem recentemente, foi a vez de Miguel Nozolino, um bodyboarder lisboeta de 23 anos que esteve a viver na Austrália durante um ano, trazer o assunto novamente para cima da mesa. As fotos e a história que partilhou connosco deixaram-nos cheios de inveja! Fiquemos então com as suas palavras e as dicas que nos forneceu...

trip: SAMOA
Num dos intervalos entre trimestres do curso que estive a tirar decidi fazer uma trip "low cost". Indonésia, Fiji, West OZ, Taiti... O costume… Foi então que me ocorreu SAMOA! Após alguma pesquisa a escolha parecia-me acertada: Independent Samoa, 15 dias no mês de Junho, apenas com bilhete de ida e volta sem qualquer reserva ou roteiro definido. Saí de Byron Bay em direcção a Sidney, dez cansativas horas de carro com um colega, a imaginar o bom tempo, as ondas e duas semanas longe da Universidade e trabalhos… Apenas eu!

Aterrei em Apia, capital de Samoa, por volta das 02:30 da manhã, cansado e desorientado, confesso que até um pouco intimidado pelos locais que tinham todos o dobro do meu tamanho, fossem homens ou mulheres. Negociei um táxi para me levar até à cidade mais próxima de onde teria que apanhar um autocarro para o sul da ilha, visto que nesta época do ano o swell que predomina é melhor para a costa sul. Bastaram dois dólares para chegar a Lalumanu, a minha primeira paragem. Havia picos por toda a parte, 5 minutos de remada e chegava ao reef mas... não me convencia. O vento soprava forte e estava prevista uma tempestade para os dois dias seguintes. Confesso que fiquei desanimado! Estava fraco de ondas...

Dois dias depois decidi pôr-me a andar dali para fora, meti-me no meio da estrada a fim de arranjar uma boleia. Nao tardou que uma pick up me desse boleia até Salani ( + ou - 50 km para norte). Salani situava-se no meio de nenhures, não havia rigorosamente nada em redor a não ser um surf camp onde eu me encotrava, o que me deixou logo de pé atrás devido a questões monetárias. Informei-me dos preços e analisei o mar para chegar à conclusão que seria uma perda de tempo e dinheiro, por isso, agarrei no saco e voltei-me a fazer à estrada.

Os 40 km seguintes foram feitos na parte de trás de uma pick up a beber leite de coco oferecido pelos locais, a apreciar a vista, cores e toda a beleza da ilha. Foi então que cheguei a Maninoa, local onde se encontram os famosos picos Coconuts e Boulders. O local era brutal e barato! Boulders estava a funcionar e um barco estava prestes a deixar o camp no momento em que assinava o check in. Abri o saco, tirei a prancha, os barbatos e corri para o zodiac a caminho de Boulders. Após 10 minutos de viagem chegámos a uma esquerda encostada a uma falésia, poderosa e buracosa com um inside raso e rápido, partia com um tamanho respeitavel de cerca de seis pés (2 metros). Não hesitei e saltei logo para a água cristalina que estava a 25 graus.

Estava quase no paraíso (era uma esquerda e prefiro direitões!)... Três horas de surfada, leash partido e uma nódoa negra a cobrir metade da coxa foi o resultado desta minha primeira surfada em Samoa. Aos poucos ia ficando cada vez mais contente e feliz com a escolha que tomara. Fiquei por ali mais três dias onde não faltaram as noites com turminhas oriundas de todos os cantos do mundo, e devo dizer que Portugal é reconhecido e adorado pela maior parte das pessoas que conheci durante o tempo que andei a viajar. Seis dias tinham passado e eu estava farto de estar naquela ilha, o swell estava bom mas o picos eram um pouco inconstantes. Vai daí decidi voltar para Apia para apanhar o ferry em direcção a outra ilha situada mais a norte onde se dizia que havia um bom pico para bodyboard e por esta altura com pouco crowd.

Aganoa é o paraíso! Cheguei e não quis acreditar no cenário onde me encontrava: 8 cabanas (fales) em cima do mar, no meio da floresta tropical com dois picos a partirem sem ninguém e com condições perfeitas! Segundo o dono do camp, um australiano de 60 anos, o swell tinha vindo para ficar e o vento ia continuar a soprar offshore. Como ele morava ali há 10 anos e sendo ele um surfista desde os seus 16 anos, não hesitei em fazer a reserva para a semana que ainda tinha pela frente. A minha aposta foi a melhor, pois no dia seguinte chegou uma turma de "ozzies" de Queensland com câmara, caixa-tanque, teleobjectiva e toda a parafernália. O que começou por ser uma viagem solitária, acabou por ser uma semana em que a turminha não saiu do Playground, onde as brincadeiras não passavam de tubos e mais tubos e mais tubos, voos e voos e mais voos com surfadas a chegarem às vezes às 6 horas diárias sem intervalo de almoço! Ahahaha

De volta ao continente australiano para os quatro meses finais do curso as ondas estavam escassas e o mar cheio de tubarões num frenesim de reprodução, por isso, esperei para voltar ao mar de Portugal que continua sempre a ser o meu preferido. O custo total desta aventura de duas semanas (Samoa + viagem + comida + dormida + transportes) foi de 1000 euros.

in Vert-Mag

já vi numas revistas de surf altas ondas em samoa, é sem dúvida um destino a considerar ainda por cima o crowd ainda n é excessivo!
qruz

Registado: Sexta Dez 05, 2008 3:53 pm
Loja de Bodyboard

Voltar para Bodyboard Trips

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 15 visitantes