Estas 2 abordagens ao bodyboard são completamente distintas, mas qual será a mais indicada pra evolução? Será que é a mandar um espectacular Invert em Pipe no Pipeline Pro ou é a apanhar grandes tubos em Shipsterns Bluff e na Cave?
Será que as 2 vertentes andam de mão dada ou cada uma já seguiu o seu caminho sem a outra?
Muitos bodyboarders acham que ambas têm que fazer parte da evolução de cada atleta, outros por seu lado acham que o que dá prazer a um bodyboarder é a sensação de apanhar ondas perfeitas, sem mais ninguém a chatear, apenas por puro divertimento.
Eu inclino-me mais pra esta vertente do Free Surf. Gosto bastante de ver campeonatos e de ver as espectaculares manobras que se realizam e aquele "picanço" que existe em cada heat, mas dá-me muito mais gozo a sensação de chegar a uma praia deserta, à hora que quero, com as condições do mar à minha maneira, e estar a desfrutar das ondas perfeitas a rolar à espera do meu drop. Além disso não esqueço a questão monetária. Sem apoios é muito difícil pagar as viagens para os diversos locais dos campeonatos, que vão de uma ponta à outra do país (pra não falar em circuitos internacionais), pagar as inscrições, o alojamento, a comida..... No fundo porque não poupar esse dinheiro e depois usá-lo pra fazermos as nossas viagens de sonho às ondas que pra nós são o paraíso?
No fundo é a capacidade de NÓS tomarmos livremente a decisão de onde queremos surfar e em que condições. Porque sejamos sinceros, muitas vezes os campeonatos realizam-se com ondas francamente fracas.. e que gozo e emoção pode isso dar?..
Desfrutem dos vossos sonhos e vivam-nos em paz e na perfeição