Há muito que estas provas não deviam existir, já o ano passado tivemos um campeão mundial que só o foi porque as condições que as provas ofereceram eram condições de mar pequeno, onde os campeonatos não cheiravam a prova profissionais.
Eu tou farto de dizer o mesmo, isto supostamente é um TOUR do campeonato de Bodyboard onde VERDADEIROS ATLETAS DE ALTA COMPETIÇÃO precisam de condições para demonstrar o seu verdadeiro potencial, existe a necessidade de darmos aos atletas palcos/cenários de qualidade para que eles possam actuar.
Vocês estão me a dizer que o Eder Luciano que ninguém conhece de lado nenhum é melhor bodyboard que o Mike Stewart, Tamega, Ben Player ou Jeff Hubbard ou outro qualquer rider top 10 ? Ele só venceu porque o palco/cenário desta prova foi MENOS, atenção MENOS DE meio metro com sets de 70cm...ondas sem força, que mais parecia as provas de 1986 no inicio do Bodyboard.
Um TOUR MUNDIAL/CAMPEONATO DO MUNDO Não pode viver destas provas/condições simplesmente não eleva o desporto, as pessoas que estavam na praia mais uma vez pensaram "lá andam os esponginhas a brincar nas espumas"...
Depois perguntam porque que não temos mais patrocinios...façam um TOUR com:
- Pipeline - Shark Island - Teahuppo - Arica - Praia do Norte - Cave - El Fronton - Uma mutante daquelas na irlanda.
E vão ver que rápidamente as focas do meio metro, que é só cambalhotas desaparecem num instante e vão ver como isto realmente dá um pulo gigante e começam aparecer novos campeões mundias que são verdadeiros atletas de alta competição e ai em vez de termos streams com 1.500 pessoas, passamos a ter video streams com 10.500 pessoas e os patrocinios vem logo atrás...
Grande Post DC...que os deuses do bodyboard te ouçam...estão aí vários pontos que eu acho que são fundamentais para o bodyboard parar se ser um desporto "amador" e começar a ser levado a sério como é o surf!
Não sei se estás a par mas o evento de Shark Island aconteceu fora da IBA Tour, e com diversos apoios. Basta procurares pelo Fórum.
Agora decerteza que não é fazer 1 evento e esperar que dê resultado, é preciso estabelecer a estratégia e mante-la durante 2 ou 3 anos, sempre a subir o nível.
Agora decerteza que não é fazer 1 evento e esperar que dê resultado, é preciso estabelecer a estratégia e mante-la durante 2 ou 3 anos, sempre a subir o nível.
boas david eu quero esse circuito tanto como tu, na verdade porque acho que os fãs do desporto e os atletas merecem algo mais especial. Se era bom para os patrocinadores? tenho as minhas reservas. Sou bastante mais céptico quanto a essa lógica de patrocinios crescentes. Não há nenhum exemplo factual que estabeleça essa lógica causal. Na verdade os eventos com grande imagem (pipe, shark island, supertour, nazaré?)tem tido especiais dificuldades em arranjar apoios, muito mais que os outros.
O Nazaré SE não deveria estar nesse grupo que referiste, pois até ao momento é uma prova extremamente bem sucedida, com diversos apoios que se repetem todos anos isto sem contar com o grande apoio regular da camara da Nazaré que vê "a sua cidade" ser invadida nos dias da prova e como é óbvio o apoio tem um retorno completo.
Não esquecer que o SE era uma prova que se realizava de 2 em 2 anos e que existiu a tentativa de o fazer para a IBA Tour no ano a seguir, isto numa altura em que a Crise afecta diversos sectores (nem que seja apenas psicológicamente) mas o que é verdade é que todos se cortam e não é só no Bodyboard, todos eventos tem dificuldade em acontecer.
Eu tenho ALTO respeito por TODA a organização da IBA, Mike, Alvim, Terry etc etc etc...mas a verdade é que quem gere a IBA Tour, deveria a gerir com ordenado/full time e contrato por objectivos como se de uma empresa se tratasse para que assim existisse um plano de evolução do tour, só que é fácil perceber que embora TODOS dediquem MUITO TEMPO fazem-no em Part Time.
E o tempo não dá para tudo e a verdade é que se o Mike, Alvim ou Terry tiverem de decidir porque caminho tem de optar, acreditem que saiem da IBA e continuam com os projectos pessoais deles, como é o caso da Science, pois é um esforço ENORME manter aquilo...(entenda-se IBA).
É preciso profissionalizar e elevar o patamar, eu pessoalmente preferia 6 provas anuais ( de 2 em 2 meses ) bem feitas com VIDEO STREAM de alta qualidade e em ondas boas, do que umas 14 ou 15 como estão a ser feitas...
Agora Viana pro em agosto com aquelas ondas ? é ridiculo...eu JURO que vi ali gajos mandarem ROLOS SEM ONDA...enfim!
boas david duvido muito que as coisas se processem assim. 1- a iba não é nem deve ser organizadora de eventos. existem empresas desse género por todo o mundo mais qualificadas para o fazer e com os contactos necessarios a nivel local. Cabe a iba apenas estabelecer os criterios para se fazer uma etapa. Talvez este seja o ano como referes de aumentar um pouco a fasquia desses criterios (mais periodo de espera, webcast..) mas tudo isso tem de ser feito com cuidado para não dar passos maiores que a perna. 2- a iba nao dispoe de um "pé de meia" para distribuir por cada etapa. a não realizaçao de uma etapa não implica que a seguinte tenha mais meios. por exemplo o dinheiro da etapa de viana nunca poderia passar para sopelana pela simples razão de que os patrocinadores são portugueses. cada etapa é independente por si e podemos apenas esperançar que ela cresça de ano para ano. Não autorizar uma etapa como a de viana de se realizar também não vejo como poderia faze-la crescer. 3- as 6 provas anuais como te referes penso que virão (e estou a ser optimista) não por decreto mas por selecção natural. havendo oferta o suficiente a iba pode-se dar ao luxo de seleccionar as melhores. O surf por ex. não desperdiça nenhuma etapa, simplesmente escolhe as melhores para serem "grandslam" ficando as outras com outro estatuto(wqs). não vejo nenhum drama no lado deles por causa disso.