Qruz,
Entendo a razão de dizeres isso, pois o Shock por vezes tem rampa de descolagem no pico onde por vezes vem uma onda de trás fazendo ali um crosswave estranho, mas ao que me parece é mais backwash que outra coisa

mas a verdade é que tem a ver com a formação e com as caracteristicas do pico

que o tornam mais uma SLAB/MUTANTE do que um wedge

até porque no Shock não tens junção num final tens saida para o canal

e num verdadeiro Wedge tens direito a uma rampa ou no minimo um closeout

Não conhecendo a origem da palavra Wedge, acredito que a mesma tenha nascido no Orange County onde parte a famosa onda "The Wedge", suponho que a tipica formação de triangulos com diversos picos num fundo de areia a juntarem-se numa só onda com direito a formação de junção final a famosa rampa de lançamento por um outro pico é um Wedge.
Mas acredito que isto tenho sido gerado por comentários "Epah esta onda parece mesmo o The Wedge" ou coisas do tipo "Epah hoje tá mesmo Wedge" e então a famosa onda The Wedge acabou-se por ser replicada para denominar um certo tipo de onda...ondas como a Cova do Vapor, Paço d' Arcos entre outras...esses sim verdadeiros Wedges

Obviamente isto é uma suposição até porque a palavra Wedge tem diversos sentidos mas nenhum relacionado com Surf ou Bodyboard aliás se escreveres The Wedge no Google e fores às Imagens só aparece fotos da onda

Uma curiosidade tu colocaste uma foto a tua última aqui é de Waimea Shorebreak

que daquele angulo parece um wedge pois tem junção mas na verdade é um Shorebreak e não um Wedge

Shorebreak traduzido para bom Português Quebra-Côcô também por conhecido de closeout na areia lol

um Wedge é uma versão melhorada disso ehehehe

Ahhh e para finalizar um VERDADEIRO WEDGE tem de ser fundo de areia

Concordam ?

eheheh

eu pelo menos acho que tem lol

Grande abraço,