Ataque fatal de tubarão na África do Sul

qruz, 21 de Abril de 2012

O bodyboarder Dave Lilienfeld de 20 anos é mais uma vítima de um ataque fatal de um tubarão branco (na imagem). Desta vez foi na África do Sul e o tubarão tinha entre 3 a 4 metros. Na imagem podem ver o vulto do tubarão que pelo que ali permaneceu a rondar o local durante cerca de 40 minutos depois do ataque. O Dave estava a surfar com o irmão Gustav a sua onda local, (o wedge de direita que podem ver na foto) quando foi atacado 3 vezes pelo enorme tubarão acabando por sangrar até morrer. O pobre do irmão tentou ajuda-lo mas não teve hipótese, uma situação trágica que deixa sempre muita tristeza.

Dave em acção

África do Sul, Ilha Reunião e Austrália têm tido algumas fatalidades por causa dos tubarões, surfar num local destes não deve ser fácil.

Tenho a impressão que os ataques de tubarão estão cada vez mais frequentes e começo a pensar que estes ataques se devem às mudanças climatéricas que o nosso planeta está a sofrer pela mão da humanidade. Podemos também atribuir a maior frequência de ataques ao número crescente de riders no mar. Qualquer que seja a causa é sempre muito triste ver uma pessoa que por amor ao mar e às ondas passa bastante tempo a surfar e acaba por morrer no local que mais adorava viver. Os tubarões no meio disto tudo não têm culpa nenhuma do que se passa e como animais selvagens apenas fazem aquilo que é o seu instinto primordial, alimentação! Todos os anos são mortos milhões destes peixes pelas suas barbatanas e porque são apanhados nas redes na pesca de outros peixes, há pouco tempo vi um infograma muito elucidativo que mostrava que todos os anos morrem milhões devido ao cancro do pulmão, acidentes de carro etc e apenas 5 por ataques de tubarão.

PARTNERS